DJ’s Place (Membros)



Sobre esta página

Os DJ‘s que trabalham na webrádio Mistura Certa tem acesso exclusivo nesta página. Aqui contém importantes informações, ferramentas, regras para um bom streaming, PFL’s das tracks individuais e dos colegas, acessar gravações, audiência, etc.


Ferramentas
VU Analógico para acompanhamento do ganho

Baixe esse software compatível com Windows 7 (recomendado) ou a outra versão (Windows 10) deste mesmo tipo de VU (analógico virtual) para acompanhamento de suas transmissões evitando assim a ‘linha vermelha’ da saturação (clipping)  e distorção harmônica na saída do ouvinte/gravação.

Esse recurso poderá ser intercalado entre o próprio encoder e a linha de entrada – rec (ou a saída – play), dependendo do caso a monitorar. Consideramos que a inércia de um ponteiro analógico é mais compatível com a velocidade da nossa percepção em nossos olhos ou cérebro, facilitando assim nossa leitura de nível sonoro nas transmissões ao vivo ou em gravações.

Vu Meter – recomendado (windows 7, & 10)

Vu 2 (Windows 10 caso o recomendado acima não funcione no 10)


Audiência (tempo real, Servidor)

Cheque aqui a audiência direto pelo servidor Fmascri Shoutcast. Clique com botão direito do mouse/abrir link em nova aba


Pontos de Escuta – PFL (virtual/remoto by Fmascri)

Cada DJ tem uma track individual, então cada transmissão poderá ser interceptada entre vocês para ajustes, treino, testes, uso particular, gravações, etc. Assim como o PFL de seus mixers (pré-escuta) manda outra via independente para seu retorno individual, todos os streamings pelo sistema Fmascri são funcionais 24×7 entre o Server e a página de pré-escuta/playlist-m3u, possibilitando a todos os Djs fazerem testes, ajustes, gravações ao mesmo tempo, sem interferir na programação da rádio ou demais DJs.

Todos podem transmitir e monitorar-se ao mesmo tempo para os diversos fins, independente e ininterruptamente.

Modos de funcionamento:

1) direto deste site
2) baixar playlist m3u (player externo)

Obs: A lista “M3U” (roda no Winamp, VLC, etc).
Obs2: Nos dois casos aparecerão todos os tracks particulares dos Dj’s, mais as pistas contingente, Autodj e Record Machine. As tracks vão de 10 a 21.


Virtual Studio (VSTUDIO)

O sistema Fmascri disponibiliza gravações automáticas separadas individualmente em dois serviços simultâneos. Acesse, abaixo os links diretos da nuvem:

  1. Programas ao vivo
  2. VSTUDIO (estúdio virtual remoto)

Obs: o link dos spots (novas chamadas, propaganda) e vinhetas (jingles) gravadas remotamente no Vstudio estão nas pastas “saídas” e “Anunciantes”,


Autorecord Machine:

Aqui, o link do vïdeo Institucional com instruções do Gravador Automático (Record Machine)

 

Operação da Autorecord Machine:

  • você irá a um estúdio remoto onde seu horário será o mesmo de seu horário habitual de transmitir. Entrará na pista de gravação (por até 1 hora) mantendo seu streaming ligado (pista 10) um pouco antes do horário (como nas transmissões normais). Usará seu próprio set da mesma forma que iria transmitir (mixer, microfone, regulagens, níveis, matrizes mp3, etc). Envie ao gravador apenas 1 sinal por vez dando intervalos de silêncio de pelo menos 5 segundos ou mais entre os disparos de seus áudios (takes)

 

  • Imagine um gravador de rolo onde há 4 fitas com 15 minutos a gravação cada). Essas 4 fitas só funcionam com a pista 10 conectada, senão te desconectam e assim, o cliente (DJ) deverá aguardar a próxima fita (15 minutos depois). Como os horários são cheios, didividos em 4 anéis no total, caso haja algum problema ou atraso, terá 4 chances de poder ‘entrar na sala de gravação’ não necessariamente (de preferência) utilizando todos os anéis (1 hora completa) pois acreditamos que com script e ensaio, nessa situação simples, 15 minutos (1 anel apenas) bastará.

 

3) Cada bloco de áudio (take) deverá ser mandado um a um, CRÚ (sem estar mixado, equalizado ou com qualquer efeito). Por exemplo para enviar uma trilha e uma voz, mande a trilha e DEPOIS a voz ou vice versa, mas separe e deixe ao menos 4 segundos entre uma trilha e continue a sua sequência. Tudo sem efeitos, equalizadores ou compressores, na maior qualidade que puder tocar

 

4) Para finalizar as gravações, simplesmente desconecte o streamer (pista 10). Somente desconecte quando tiver certeza que irá finalizar. Senão terá de aguardar novo disparo (15 minutos em 1 hora) no mesmo dia

 

Conselhos para uma gravação de qualidade e fluência

  1. a) A qualidade de transmissão (encoder) poderá estar entre 128 (padrão das transmissÕes) e 320 kbps. Prefira o mais alto, para gravar, sempre.
  2. b) Um monitor poderá ser usado como sua referência (PFL com latência) enquanto estiver gravando. Acesse a pista 21 (Autorecord Machine), ativo na página dos tracks dentro da página secreta dos DJs ou pela playlist também ali presente.
  3. c) Quando a pista 10 estiver desligada, o gravador também ‘desligará’. Estará ocioso aguardando a próxima gravação agendada e tocará uma mensagem automática de referência(Fmascri/Canais esq. & Dir) na saída do PFL do gravador (21)
  4. d) Mantenha escrito um script para que a gravação flua em menos takes possíveis (por volta de 4 ou 5 vezes para vinhetas curtas)
  5. e) Durante as gravações: Mantenha o streamer LIGADO mesmo SEM áudio (diferente da programação, o detector de silêncio será DESATIVADO). Desligando o streamer, o gravador é automaticamente desligado e retornando somente no próximo anel (horário de gravação)
  6. f) Envie um take (tomada) por vez (voz, música, vinhetas pessoais prontas, etc) com intervalos de pelo menos 4 segundos entre um envio e outro